Educação Infantil

Vídeos, Jogos e Atividades Educativas para crianças de 4 à 11 anos

  Educação Infantil - Vídeos, Jogos e Atividades Educativas para crianças de 4 à 11 anos

Proposta

01. Conciliar tecnologia e conteúdos educativos ultrapassando os limites entre a sala de aula e o uso do computador.

02. Permitir um aprendizado interdisciplinar, ampliando os conteúdos de maneira dinâmica, lúdica e interativa.

03. Propiciar aos pais, ser agente participativo do processo de ensino-aprendizagem e mediador na superação de desafios.





Orientação para Pais e Professores


Metodologia


Essa coleção de Atividades educativas é uma ferramenta de tecnologia educacional organizada em blocos de atividades a serem realizadas pela criança no computador, tanto em casa quanto na escola. As atividades podem ser executadas tanto no laboratório de informática, como na lousa digital ou nos computadores de sala de aula, notebooks e tablets.

As atividades propostas em cada nível se inserem nos conteúdos anuais correspondentes à grade curricular de cada nível de escolaridade e apresentam diferentes graus de aprofundamento, podendo ser trabalhadas de acordo com o desenvolvimento de cada turma, conforme cada realidade escolar e planejamento do professor.

Cada bloco de atividades tem o objetivo de promover e consolidar a apropriação de determinados conhecimentos por meio da participação ativa da criança. Ao ser solicitada a interagir e estabelecer relações entre os conteúdos previamente trabalhados em sala de aula, a criança aprende a pensar articuladamente contribuindo para sua autonomia no entendimento e interpretação da realidade que a cerca. Além disso, o desenvolvimento de habilidades de uso específico da tecnologia insere a criança num mundo digital repleto de possibilidades, bem como de oportunidades.

Os blocos de atividades foram pensados de modo que o aluno possa explorá-los na escola e em casa. Para que a tecnologia realmente seja uma ferramenta auxiliar à apropriação do conhecimento, o papel do professor ou dos pais é essencial. Cabe a ele planejar suas aulas de forma a articular os conteúdos trabalhados em sala de aula, por meio de diferentes recursos. O olhar atento do professor durante as aulas lhe permitirá intervir para que todas as crianças possam avançar dentro de suas próprias possibilidades.

Os personagens principais das atividades formam uma família, que juntamente com outros personagens, estabelecem uma relação com o aluno e sua família, por meio das atividades realizadas tanto na escola, quanto em casa.

Estes personagens vivenciam situações do cotidiano infantil, por meio de diálogos, e permitem à criança identificar-se com os assuntos abordados, com as situações vivenciadas e com os próprios personagens, a partir do contexto escolar e familiar.



Novidades - Material para Pais e Professores


Aviso: Nos próximos meses serão postados o material de apoio para Pais e Professores. Para professores que já estão usando esse material para ensino e desejam o material de apoio de alguma atividade que ainda não foi disponibilizada online, favor solicitar via Twitter: @ssanderlei (Gratuito).




Links para as Atividades - Lista Completa


Nível 1 - Crianças entre 4 a 6 ano


Nível 2 - Crianças entre 5 a 7 ano


Nível 3 - Crianças entre 6 a 8 ano


Nível 4 - Crianças entre 7 a 9 ano


Nível 5 - Crianças entre 8 a 10 ano


Nível 6 - Crianças entre 9 a 11 ano



Links para os Vídeos - Lista Completa




Conteúdo correspondente: